Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura – Resultado alcançado em junho de 2022 supera o mesmo mês de 2019, já sob influência da pandemia, em 2,68%.

623

Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura apresenta segunda baixa consecutiva

Resultado alcançado em junho de 2022 supera o mesmo mês de 2019, já sob influência da pandemia, em 2,68%, mas representa queda de 0,17% em relação a maio de 2022

 

São Paulo, 19 de agosto de 2022 – O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura, composto por variáveis dos setores de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia elétrica e telecomunicações, registrou baixa de 0,17% em junho de 2022 quando comparado ao mês anterior, excluindo os efeitos sazonais. Apesar dessa redução, o indicador superou em 2,68% o nível registrado em junho de 2019.

A despeito do resultado negativo, a queda foi bastante inferior à registrada no mês de maio, de 1,30%, o que aponta para uma potencial estabilidade do Índice. Com esses resultados, o acumulado no ano indica um crescimento de 4,31%. Mesmo com a retração em dois meses consecutivos, o primeiro semestre de 2022 fecha com o maior aumento desde 2012, quando se registrou um avanço de 4,47%.

Com base nas séries dessazonalizadas de cada variável componente do Índice, verifica-se que o modal ferroviário encerra o período de queda dos meses de abril e maio, no qual teve uma contração acumulada de 4,54%. No mês de junho o crescimento foi de 3,79% em relação a maio, acumulando 3,62% no ano. Trata-se de um segmento bastante afetado pela sazonalidade do escoamento das safras e exportação de mineiro. No caso, o impacto maior foi o transporte de minério, que se observado num norte maior traz preocupações ligadas a recuperação da economia global.

Já os dados do modal portuário apontaram para uma leve recuperação de 0,40%, após forte retração de 5,46% no mês anterior. Essa melhora reflete o bom desempenho do agronegócio no mês, em especial com as exportações de milho e soja. No acumulado de 12 meses observa-se evolução tênue de 0,73%. O setor de rodovias, que demonstrou estabilidade em maio, com variação positiva de 0,02%, voltou a apresentar uma leve queda de 0,81%, resultando em um crescimento de 2,90% no acumulado de 12 meses.

No setor aeroportuário, observa-se uma desaceleração da recuperação, o que já vem se constatando desde abril deste ano. Com efeito, essa variável avançou 6,88% em março, enquanto nos meses seguintes apresentou crescimentos de 3,65%, 2,19% e 0,88%, em junho. A variação positiva em 12 meses foi de 53,73% e se mantém o crescimento contínuo desde abril de 2021, embora com expectativas mais contidas acerca da velocidade de recuperação do setor.

 

 

 

Referente ao setor de telecomunicações, mantém-se a estabilidade já observada desde novembro de 2021, com uma média de 9,61% acima dos valores do período pré-pandemia. Por fim, o setor de energia, importante termômetro dos demais segmentos da economia, apresentou leve retração, de 0,73%, após crescimento de 0,25% no mês de maio, em sua série dessazonalizada. Verifica-se uma alternação entre taxas positivas e negativas desde fevereiro deste ano, importante sinal da recuperação ainda gradativa e lenta da economia brasileira.

 

 

Sobre a Abdib – Fundada em 1955, a Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil por meio da expansão dos investimentos em infraestrutura e indústrias de base. Reúne mais de 120 empresas públicas e privadas que participam de todas as fases dos negócios (estruturação, investimento e operação) nos setores de infraestrutura e indús­trias de base, tais como concessionárias de servi­ços públicos, fabricantes de equipamentos, pres­tadores de serviços como engenharia e escritórios de advocacia, grandes usuários de infraestrutura, fundos de private equity, seguradoras, bancos de investimentos e empresas de consultoria, entre outras.

 

Sobre a Vallya – boutique focada em assessoria estratégica, econômica e financeira, em especial no setor de infraestrutura. Atua no mapeamento e apoio para realização de bons investimentos e parcerias, os quais exigem visão multidisciplinar e compreensão acerca dos principais elementos envolvidos no processo. Dentre eles, a operação a ser estruturada, o mercado de atuação, a legislação e regulação vigentes, os riscos do negócio e do projeto, comunicação estratégica, entre outros aspectos. A Vallya desenvolve inteligência e análises técnicas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas, atuando também nas fases de negociação e estruturação dos projetos, sempre visando a plena consecução dos objetivos traçados.