Aneel marca leilão de transmissão para dezembro

22

 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendou um leilão de concessão para a construção de linhas de transmissão para o próximo mês.

De acordo com edital, ao todo, serão mais de 710 quilômetros de linhas de transmissão, divididas em seis lotes, que contemplarão nove estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

A expectativa de investimento poderá ultrapassar R$ 3,51 bilhões, com a previsão de criação de 5.747 empregos diretos. A previsão para a conclusão das obras é de 42 a 60 meses.

A construção deve gerar 3.650 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações, além da manutenção do serviço de 743 km de linhas de transmissão e de 2.200 MW em subestações conversoras.

Os documentos referentes ao processo para a execução dos seis lotes ficaram em consulta pública da Aneel entre maio e junho deste ano. Ao todo, foram recebidas 96 contribuições de 16 participantes, das quais 38 foram total ou parcialmente aceitas.

O edital foi concluído após a avaliação técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). O certame será realizado no dia 16 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo (SP). (Diário de Pernambuco)