CCEE e ANEEL realizam leilão de energia nesta sexta-feira

338

Amanhã (14), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizarão o Leilão de Energia Nova A-5 de 2022. O evento estava programado inicialmente para o dia 16 de setembro, mas foi temporariamente suspenso pela agência reguladora.

O objetivo do leilão é atender a demanda do mercado regulado, com início de suprimento estabelecido para janeiro de 2027 e com término entre 2041 e 2046, a depender da fonte.

No certame serão negociados produtos por quantidade para fazendas solares, parques eólicos e hidrelétricas, já para as usinas de resíduos sólidos, a biomassa e carvão ou biogás, a negociação será por disponibilidade.

Segundo informações publicadas pelo governo federal, mais de 2.000 projetos cadastrados participação do leilão, que juntos somam mais de 80.000 MW de potência.

Há propostas de usinas em 19 estados das cinco regiões do Brasil. Somente a Bahia reúne 23% dos projetos, seguida de Minas Gerais (19%), Piauí e Rio Grande do Norte (12% cada) e Ceará (8%). Os outros estados concentram os demais 26%.

O leilão poderá ser acompanhado virtualmente pelo site da CCEE. A audiência pública realizada foi disponibilizada no canal da ANEEL no YouTube. (Canal Solar)