Ajuste nas cadeias produtivas é oportunidade

112

A reorganização das cadeias globais de produção, impulsionada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pelo acirramento da disputa entre os Estados Unidos e a China, abriu uma oportunidade para o Brasil aprofundar sua inserção no comércio mundial. Aproveitar bem essa chance, no entanto, implica também desafios para a infraestrutura brasileira.

Para competir por esse investimento com os demais países, aproveitar o impulso para desenvolver sua indústria e também promover gastos em áreas de cunho social, como no saneamento, o país precisa repensar a forma como investe. No atual quadro institucional, em que o teto de gastos fez do investimento do governo a variável de ajuste do quadro fiscal

brasileiro, o atual patamar de gastos não cobre hoje nem mesmo a depreciação da infraestrutura que existe, lembra o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini. Tudo isso em um momento em que o investimento privado cresce, na esteira do programa de concessões e privatizações do governo, mas ainda abaixo de patamares vistos em anos anteriores.