Ambiente de negócios

720

Por diversas razões, o ambiente de negócios não anda muito promissor. Do lado externo, no mundo pós-covid, com a guerra Rússia-Ucrânia, pressões inflacionárias e aumento das taxas de juros, as previsões indicam queda da atividade econômica.

Do lado interno, o risco fiscal decorrente de medidas adotadas em ano eleitoral parece ser o vilão da vez, que alimenta expectativas menos favoráveis para o crescimento econômico, juros, inflação e emprego.

Prova disto está no comportamento de alguns indicadores de risco. Do final do ano passado para cá, o risco Brasil calculado pelo Emerging Markets Bond Index Plus EMBI+Br e pelo Credit Default Swap (CDS) aumentaram 12% e 48%, respectivamente. 

Além disso, dezenas de projetos de concessões de serviços públicos de infraestrutura dos governos federal, estadual e municipal, que são multiplicadores de renda e emprego, estão sendo adiados, seja por incertezas quanto à inflação dos insumos e comportamento da demanda, seja pela (in)segurança jurídica quanto à manutenção de regras contratuais, etc.

A pauta legislativa, com importantes projetos de incentivo ao crescimento dos investimentos em infraestrutura no país, como debêntures de infraestrutura, consolidação e modernização das regras para concessões, consolidação das normas de licenciamento ambiental, securitização de dívida tributária, revisão da regulação do setor elétrico, diretrizes para a mobilidade urbana, dentre outros, ficou paralisada.

Nada de relevante na economia deve acontecer neste segundo semestre, tudo à espera dos resultados das eleições. 

Espera-se que já no início de 2023 a pauta legislativa seja não apenas retomada, mas ampliada com medidas como reformas administrativa e tributária, política industrial, melhoria da qualidade do gasto público, dentre outras, que sejam capazes de colocar o país numa trajetória de crescimento sustentável.

 

 

Roberto Figueiredo Guimarães

Diretor da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB e Ex-Secretário do Tesouro Nacional