Migração de riqueza

199

Na semana passada, a Henley & Partners e a New World Wealth, que acompanham o movimento e os hábitos dos indivíduos ricos em todo o mundo, acabam de divulgar o Painel de Migração de Riqueza Privada da Henley, com os dados de migração de patrimônio mais recentes.

Segundo a pesquisa, após a paralização verificada no biênio 2020-21 em função da Covid-19, em 2022, cerca de 88 mil milionários, aqueles que possuem patrimônio superior a US$ 1 milhão, migrarão para outros países, buscando melhores ambiente de negócios, qualidade de vida, assistência à saúde e política de taxação de herança.

Os 10 países que deverão atrair mais milionários são Emirados Árabes, Austrália, Singapura, Israel, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Canada e Nova Zelândia. Muitos destes, possuem programas formais de migração de investimentos e incentivam ativamente o investimento estrangeiro direto, em troca, inclusive, de direitos de residência e cidadania.

Por outro lado, Rússia, China, Índia, Hong Kong, Ucrânia, Brasil, Inglaterra, México, Arábia Saudita e Indonésia, deverão ter as maiores saídas de milionários. Segundo a pesquisa, os conflitos são a causa principal do aumento dos fluxos de saída da Rússia e Ucrânia e as perspectivas de menor crescimento econômico contribuem para afastar os milionários da China.

O Brasil, embora esteja na lista das saídas de milionários, poderá reverter este quadro se fizer seu dever de casa e aproveitar as oportunidades que surgirão em função das novas condicionantes que estão sendo colocadas pelo mundo: desglobalização regional, transição energética para uma economia mais verde e segurança alimentar e energética.

Vamos aproveitar, pois somos ricos em ativos valiosos como fontes de energia renovável e produção e extensão agropecuária e riqueza e investimentos são benvindos e contribuem para o desenvolvimento econômico e social.

Este texto foi escrito por Roberto Figueiredo Guimarães

Diretor da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB e Ex-Secretário do Tesouro Nacional