Rússia e Ucrânia

3175

Ainda é cedo para avaliar os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre a economia mundial. Em maior ou menor grau, haverá aumento da inflação, principalmente nos combustíveis e alimentos e redução da atividade econômica.

Os bancos centrais no mundo inteiro, que já estavam executando uma política monetária menos expansionista, vão, agora, refazer suas contas. O aperto monetário vai aumentar ou não para segurar a inflação? Tudo depende, também, da duração e da amplitude da guerra.

Os impactos aqui no Brasil não serão diferentes. A expectativa de crescimento do PIB para 2022, que já não era muito favorável, pode piorar. Idem para a inflação.

Outra questão relevante para o Brasil é a taxa de câmbio. O Real registrou importante apreciação neste início de ano em função da forte entrada de capitais estrangeiros no país, tendência que pode ser revertida.

Não enxergamos razões, por enquanto, que alterem as excelentes expectativas quanto aos projetos de infraestrutura no país, pois são empreendimentos de médio e longo prazos.

No curto prazo, no entanto, predominam as palavras risco, incerteza e instabilidade.