Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura registra forte alta em dezembro de 2021 e supera nível pré-pandemia

2347

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura, composto por variáveis dos setores de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia elétrica e telecomunicações, registrou forte alta de 1,67% em dezembro de 2021 quando comparado ao mês anterior, excluindo os efeitos sazonais. Tal incremento fez com que o indicador superasse em 1,76% o nível registrado em fevereiro de 2020.

Tal fato, apesar de bastante positivo, é consequência de um “novo normal” do uso da infraestrutura brasileira caracterizado pela maior relevância dos modais ferroviários e portuários, quando comparado a 2018 e 2019, decorrente da exportação de insumos básicos, tais como minério de ferro, soja, milho e açúcar. Este modais superaram, respectivamente, em 4,31% e 3,95% os dados do último mês antes do início da pandemia .

A recuperação do índice poderá, portanto, ser ainda mais relevante a depender da recuperação do transporte de passageiros e do setor de serviços, ainda influenciados pelo aumento no ritmo de vacinação, a abertura das atividades econômicas, retomada do turismo e como se dará o deslocamento à trabalho. O setor de rodovias ainda está num patamar 2,73% inferior ao período pré-pandemia e o aeroportuário, o mais preocupante, 25,21%.

Por outro lado, questiona-se se haverá a estabilização no transporte de cargas nos níveis atuais, o qual foi caracterizado por safras recordes ao longo de 2020 e 2021. Tudo indica que sim.

Por falar em novo normal, é extremamente relevante a grande demanda por banda larga e uma queda relevante na demanda por telefonia fixa, fenômenos naturais diante a evolução tecnológica e os impactos da pandemia nos costumes cotidianos. Enquanto o uso de banda larga aumentou em 25% quando comparado a fevereiro de 2019, o uso de telefonia fixa reduziu em 15%.

Por fim, o setor de energia, importante termômetro da economia em geral, também fechou o ano em importante alta e acima dos patamares pré-pandêmicos (+5,7% quando comparado a dezembro de 2019). Diversos segmentos eletrointensivos da indústria aumentaram o consumo em novembro de 2021, comparado com 2019, tais como metalurgia, extração de minerais metálicos, produtos alimentícios, produtos químicos e Papel e Celulose.

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura gera otimismo sobre a recuperação econômica, o qual só não é maior diante a preocupante concentração da recuperação econômica na exportação de insumos básicos.

 

Acesse a nota metodológica.

Acesse a planilha de dados.