Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura mantém patamar pré-pandêmico

223

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura, composto por variáveis dos setores de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia elétrica e telecomunicações, registrou leve decréscimo de 0,2% em setembro de 2021 quando comparado a agosto do mesmo ano, excluindo os efeitos sazonais. A relativa estabilidade do indicador foi uma conjugação entre a continua recuperação do transporte de passageiros e do setor de serviços, ainda influenciados pelo aumento no ritmo de vacinação e a abertura das atividades econômicas, e pela queda no transporte de cargas, o qual, mesmo assim, se encontra em patamar significativamente superior ao período pré-pandêmico.

As variações mensais positivas mais relevantes ocorreram nos setores de energia elétrica e aeroportuário. O primeiro, importante driver econômico, teve como principais impulsionadores os setores residenciais e de serviços. Na contramão, o setor industrial apresentou forte queda, um sinal de alerta à economia. Já a alta no setor aeroportuário foi influenciada, principalmente, pelo transporte de passageiros. Mesmo assim, o setor ainda se encontra em patamares muito aquém do início de 2020 (aproximadamente 50%).

A demanda por serviços de telefonia continua em alta. Chama atenção a grande demanda por banda larga e uma queda relevante na demanda por telefonia fixa, fenômenos naturais diante a evolução tecnológica e os impactos da pandemia nos costumes cotidianos.

Por fim, o setor portuário sofreu expressiva queda mensal, -5,31% (sem considerar fatores sazonais), efeito da antecipação da safra de soja e da redução na exportação de minério de ferro. Todavia, não se trata de uma notícia necessariamente negativa uma vez que a movimentação acumulada do setor no ano de 2021 ainda se encontra em um nível maior que o de 2019 (+9,40%).

 

Sobre a Vallya – Boutique focada em assessoria estratégica, econômica e financeira, em especial no setor de infraestrutura. Atua no mapeamento e apoio para realização de bons investimentos e parcerias, os quais exigem visão multidisciplinar e compreensão acerca dos principais elementos envolvidos no processo. Dentre eles, a operação a ser estruturada, o mercado de atuação, a legislação e regulação vigentes, os riscos do negócio e do projeto, comunicação estratégica, entre outros aspectos. A Vallya desenvolve inteligência e análises técnicas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas, atuando também nas fases de negociação e estruturação dos projetos, sempre visando a plena consecução dos objetivos traçados.

 

Acesse a nota metodológica.

Acesse a planilha de dados.