Barômetro da Infraestrutura: Pesquisa é a única no Brasil que mensura ação do Estado em prol da infraestrutura

173

O Barômetro da Infraestrutura Brasileira, pesquisa de opinião realizada pela Abdib e pela EY, pergunta semestralmente para executivos e especialistas que lideram projetos de investimentos e gerenciam contratos nos setores de infraestrutura entre 20 e 22 questões que abordam assuntos a respeito da ação do Estado em prol dos investimentos em infraestrutura no Brasil.

Entram em pauta, além de indagações sobre crescimento econômico, interrogações sobre o apoio a entes subnacionais no desenvolvimento de projetos, aspectos relativos à governança pública, evolução na percepção sobre segurança jurídica, o estágio de relacionamento entre os Poderes e atuação dos órgãos de controle, entre outros. Todos são temas relevantes para a expansão dos investimentos na infraestrutura.

O Barômetro da Infraestrutura Brasileira é uma pesquisa semestral realizada pela Abdib em conjunto com a EY que captura a opinião de executivos e especialistas do setor de infraestrutura que atuam na estruturação de projetos e na gestão de investimentos.

Para a atual edição, a sexta, lançada em novembro de 2021, foram ouvidas 167 pessoas entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro de 2021. Além de temas permanentes presentes em todos os questionários, formando uma série histórica a respeito do ânimo dos executivos do setor sobre questões relativas à ação do Estado em prol do investimento em infraestrutura, há sempre questões conjunturais e específicas em cada edição.

 

Veja as perguntas do questionário da 6ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira:

 

EXPECTATIVAS COM O FUTURO

1) Qual é a sua expectativa com relação ao crescimento econômico do país para os próximos seis meses?

2) Qual é a sua expectativa com relação ao crescimento econômico do país para 2022, no fim do atual mandato presidencial?

3) Como você classifica o cenário para promoção de investimentos em infraestrutura no país nos próximos seis meses?

4) Aponte três setores que você entende que haverá aumento de intenções de investimento nos próximos três anos?

5) Você considera que suas expectativas com relação ao cenário para promoção de investimentos em infraestrutura no país nos últimos seis meses:

6) De que forma você percebe o cenário para a contratação de novos funcionários em seu mercado:

7) De que forma você percebe o cenário para a contratação de novos funcionários em sua empresa:

 

GOVERNANÇA PARA CONCESSÕES

8) O quanto os governos adotaram decisões importantes para a promoção de investimentos em infraestrutura nos últimos seis meses? (0 para nenhuma ação importante, 10 para muitas)

9) O quanto cada esfera administrativa precisa se esforçar nos próximos seis meses para a promoção de investimentos em infraestrutura? (Escreva um número entre 0 e 10, onde 0 equivale a nenhum esforço adicional e 10 significa muito esforço adicional)

 

POTENCIAL PARA CONCESSÕES E PPPs

10) Qual é o potencial para ocorrerem concessões e PPPs de infraestrutura nos próximos seis meses nos seguintes entes federativos? (Escreva um número entre 0 e 10, onde 0 equivale a nenhum potencial e 10 significa que muito potencial)

11)  Você considera que a União aproveita o potencial que existe neste nível federativo para a realização de investimentos em infraestrutura por meio de concessões e PPPs?

12) Você considera que os estados aproveitam o potencial que existe neste nível federativo para a realização de investimentos em infraestrutura por meio de concessões e PPPs?

13) Você considera que os municípios aproveitam o potencial que existe neste nível federativo para a realização de investimentos em infraestrutura por meio de concessões e PPPs?

14) Como você avalia o apoio da União na promoção de investimentos em infraestrutura por meio de concessões e PPPs em estados e municípios?

15) Como você avalia o apoio dos estados na promoção de investimentos em infraestrutura por meio de concessões e PPPs nos municípios?

 

SEGURANÇA JURÍDICA

16) Como você avalia o grau de segurança jurídica para investimentos em PPPs e concessões no segmento de infraestrutura no Brasil?

17) Como você classificaria a atuação dos órgãos de controle no cumprimento de suas competências naquilo que tange a infraestrutura?

18) Como você avalia o relacionamento entre Poder Executivo e órgãos de controle atualmente em comparação aos 12 meses anteriores:

 

AMBIENTE PARA INVESTIMENTOS

19) Na sua visão, qual será o grau do impacto da atual crise hídrica para sua empresa?

20) Na sua avaliação, como o governo federal está administrando a atual crise hídrica?

21) Na sua visão, qual será o grau do impacto da atual pressão inflacionária para sua empresa?

22) Na sua avaliação, como o governo federal está administrando a atual pressão inflacionária?

 

Acesse a 6ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira

 

Leia também:

Concessões para setor privado avançam, mas executivos enxergam potencial maior 

Opinião sobre contratação de profissionais segue positiva na infraestrutura

Saneamento básico lidera percepção de novos investimentos