Governo de SP abre consulta pública para concessão de atividades de ecoturismo do PETAR

53

o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), abriu uma consulta pública sobre a concessão das áreas de uso público do Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (PETAR), localizado no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. A preservação e fiscalização das áreas ambientais continuará sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal. A concessão abrange 158,76 de hectares.

Entre os principais objetivos do processo está a aplicação de investimentos para conservação, operação, manutenção e exploração econômica da área pela iniciativa privada. A concessão deve prever também ações de valorização e fortalecimento da comunidade tradicional que vive na região ampliando a oferta de visitação turística, melhorando os serviços e com o incentivo para cultivo e comercialização de produtos nativos como a fruta da palmeira-juçara.

O PETAR, com 35,7 mil hectares, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí. Ele foi criado por decreto em 1958 e abriga maior porção de Mata Atlântica no Brasil. É reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade e bastante visitado por conter a maior concentração de cavernas protegidas em unidades de conservação. O estado de São Paulo indica mais de 850 registros de cavernas e apenas no PETAR, existem mais de 400. A concessão do parque faz parte das ações do programa Vale do Futuro, criado pelo governo paulista para ampliar o desenvolvimento da região. (G1)