Investimentos em ferrovias é tema de reunião do Ministério da Infraestrutura em Nova Iorque

283

com o objetivo de atrair investimentos privados para o setor de infraestrutura de transportes, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresenta o modelo brasileiro de concessões e a carteira de projetos a grupos de investidores, em Nova Iorque. A modelagem dos contratos e a redução da burocracia receberam elogios de executivos.

“Estamos falando com fundos, com bancos. Acabamos de sair agora de um banco e o tema das autorizações ferroviárias está na pauta. Ontem tivemos a aprovação no Senado do Marco Ferroviário que permite as autorizações e isso abre uma nova perspectiva para a infraestrutura brasileira. Já são 14 pedidos de autorização que podem representar até 5.300 quilômetros de construção e mais de R$ 80 bilhões de investimentos”, disse o ministro.
Entre as oportunidades apresentadas desde a segunda-feira, os investidores demonstraram interesse pelo Programa de Autorizações Ferroviárias, Pro Trilhos, que tem a missão de reequilibrar a matriz de transporte brasileiro a partir da expansão da malha ferroviária até o índice de 40% em 2035. Um grupo manifestou interesse na modelagem de concessão dos mais de três mil quilômetros de rodovias no Paraná, entre outros.

A carteira de projetos no Brasil foi apresentada a mais de 50 instituições do mercado global de investimentos no roadshow. O objetivo do Governo Federal é assegurar R$ 260 bilhões em aporte privado a longo prazo para o setor de infraestrutura de transportes do Brasil até o fim de 2022. (Aqui Acontece)