Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura retoma patamar pré-pandêmico

385

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura, composto por variáveis para os setores de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia elétrica e telecomunicações, registrou leve redução de -0,42% em junho de 2021 quando comparado a maio deste ano, excluindo os efeitos sazonais. A redução, todavia, não impacta a expectativa de continuidade na retomada do setor de infraestrutura influenciada, agora, pelo aumento no ritmo de vacinação e abertura das atividades econômicas.

A variação negativa de junho ocorreu, principalmente, pela redução pontual na movimentação de cargas registradas nos setores de portos e ferrovias, em especial, na movimentação de minério de ferro. Ressalta-se, porém, que, para os mesmos setores, o nível da atividade no primeiro semestre de 2021 foi 3,85% e 15,00% superior ao do primeiro semestre de 2019, respectivamente. Já os setores de rodovias e aeroportos, influenciados pela retomada gradual na movimentação de passageiros, apresentaram importante crescimentos mensais (quando excluído o efeito sazonal).

Por fim, o setor de energia, importante termômetro da economia brasileira, também apresentou variação mensal positiva e segue em patamar superior ao nível pré-pandêmico desde janeiro de 2021. O único segmento dentre os consumidores de energia que naturalmente ainda sofre os efeitos da alteração da matriz econômica é o comercial, o qual foi muito afetado pela mudança no comportamento do consumidor final e retomada (abertura) ainda bastante fracionada.

 

Acesse a nota metodológica.

Acesse a planilha de dados.