ANTT envia Plano de Outorga das BR-116/RJ/MG e BR-465/493/RJ para TCU

102

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou, nesta segunda-feira (21/6), o Plano de Outorga e as minutas de edital e contrato de concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (MG) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), após aprovação do Ministério da Infraestrutura (Minfra).

O projeto consiste na concessão de 724,8 km, sendo 534,5 km de pista simples e 190,3 km de pista dupla com canteiro central ou barreira rígida. Trata-se da única rota, a partir da cidade do Rio de Janeiro, disponível para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos, ao norte do Estado, e às regiões Norte e Nordeste do país. O trecho também faz a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Governador Valadares (MG), sendo estratégica pela extensão e pelo volume de tráfego.

Os investimentos previstos totalizam R$ 8,89 bilhões, além de R$ 8,35 bilhões de custos operacionais. Os desembolsos estão concentrados nos nove primeiros anos da concessão, proporcionando aos usuários a infraestrutura no primeiro terço do período da concessão. (Governo Federal)