Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura apresenta crescimento em abril de 2021

593

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura, composto pelas variáveis para os setores de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, energia elétrica e telecomunicações, registrou crescimento de 1,12% em abril de 2021 quando comparado a março deste ano, excluindo os efeitos sazonais.

A variação positiva ocorreu principalmente pelos bons resultados das áreas de portos e de telecomunicações e pela recuperação do setor aeroportuário, ainda que, neste caso, em níveis muito inferiores ao patamar pré-pandemia (o patamar de demanda está 55,6% menor em comparação a abril de 2019).

O Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura apresenta vem apresentando comportamento simular a indicadores que mensuram a atividade econômica (PIB e IBC-Br).

Quando comparado a abril de 2020, período bastante afetado pela pandemia, o Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura registra forte alta de 21,95%. Em relação a abril de 2019, o índice ainda apresenta queda de 5,38%. Trata-se, no entanto, do melhor resultado desde o início da pandemia considerando a série com ajuste sazonal. Os setores de energia elétrica, transporte de carga e telefonia móvel são os segmentos que mais contribuíram para a recuperação. Por outro lado, o segmento de transporte de passageiros, rodoviário e aeroportuário, ainda enfrenta dificuldades. Recuperando, porém com patamar de demanda muito inferior ao momento pré-crise.

O Índice Abdib-Vallya de Transportes e Logística também registrou variação positiva (+0,88%) em abril de 2021 quando comparado ao mês anterior, excluindo os efeitos sazonais. O transporte de passageiros ainda afeta negativamente e com intensidade a recuperação do setor de transporte e logística que, apesar de registrar forte crescimento em relação a abril de 2020 (+39,88%), encontra-se distante do patamar registrado em abril de 2019 (-14,88%).

Acesse a nota metodológica.

Acesse a planilha de dados.