Dia da Indústria: Por que a indústria é importante e como ampliar a base industrial do país

387

Por que indústria é importante? Qual é o cenário da indústria no Brasil? Quais oportunidades estão diante da indústria brasileira? Quais diretrizes seguir para recuperar a indústria brasileira? As respostas estão em documento produzido pela Abdib e lançada hoje, dia 25 de maio, Dia da Indústria.

Acesse o documento.

A análise trata sobre a importância de um país contar com uma base industrial robusta e moderna para conseguir atingir níveis mais avançados de desenvolvimento econômico e traz recomendações para estancar – e depois ampliar – a participação da indústria brasileira no PIB e nas cadeias globais de produção.

Atualmente, a indústria de transformação responde por 11% do PIB, contra 18% do PIB na década de 80. Em paralelo a um forte processo de desindustrialização ao longo dos últimos 30 anos, houve o lançamento de políticas industriais pouco efetivas, centradas em setores de baixa e média tecnologias e em subsídios sem o devido monitoramento de resultados.

A retomada da base industrial brasileira é estratégica pelos impactos positivos que produz, como produtividade maior, economia de escala, acumulação de capital, exportações, difusão tecnológica e criação de empregos de maior qualidade.

O documento elaborado pela Abdib indica diretrizes para reverter o quadro negativo atual, como atrelar a política industrial a outras, de cunho econômico e social; realocar recursos físicos e humanos para setores de média e alta tecnologia, considerados menos poluentes; não restringir de desenvolvimento da indústria a medidas protecionistas, mesmo que elas sejam possíveis, desde que com transparência, prazos e monitoramento de resultados; e ter política de crédito à exportação.