Tem muita coisa acontecendo em Minas Gerais na área de concessões. De um lado, o estado está colocando ordem na casa. Criou uma comissão que será transformada em uma futura agência reguladora para transportes e conduz um processo de faxina regulatória, resgatando passivos em contatos passados onde tanto o poder público quanto os concessionários acumularam pendências. Pagamentos, garantias e fiscalização estão restituídos.
Do outro lado, projetos avançam para fases derradeiras, como consultas púbicas e lançamento de editais. O estado tem na carteira o Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, 3.000 km de rodovias, o estádio Mineirinho, o aeroporto da Pampulha e as linhas de metrô da capital – estas, em parceria com o governo federal.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, em entrevista ao Infra Para Crescer, podcast da Abdib, o estado ajudará municípios a preparar concessões e PPPs, já organiza blocos regionais para atrair investidores para o saneamento básico e terá orçamento de R$ 1 bilhão para obras públicas em estradas.
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