Eletricidade e telefonia registram crescimento em março

1178

Com a publicação dos indicadores apurados pela Anatel, é possível observar um aumento generalizado no consumo de telefonia, o que reforça as mudanças comportamentais observada desde o período pré-pandemia.

Destaque para a expansão nos acessos de banda larga fixa, com aumento de 10,0%, em março de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, a elevação chega a 8,68% frente ao mesmo período de 2020. Os dados consolidados podem ser observados no Painel Mensal (abaixo).

Esse cenário está em nova apuração na seção Indicadores de Infraestrutura, que se propõe a demonstrar a evolução da demanda em áreas estratégicas da infraestrutura, servindo como importante termômetro para atividade econômica como um todo. A avaliação semanal é realizada pela Vallya e disponibilizada para a Abdib em parceria exclusiva.

O consumo de energia elétrica na rede apurado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentou alta de 5,99% em março de 2021 comparado ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para o consumo industrial, que cresceu 11,26%. No acumulado do ano, a elevação chega a 3,36% frente ao mesmo período de 2020.

Houve crescimento de dois dígitos em março nos setores de fabricação de minerais não-metálicos (18,17%), metalurgia (15,82%) e fabricação de têxteis (14,79%) em comparação com março de 2020. Os dados de março corroboram com o movimento de recuperação anual, com os setores citados se apresentando também como aqueles de maior recuperação acumulada no ano.

 

Indicadores semanais – Embora em patamar superior ao constatado no mesmo período do ano passado, os indicadores semanais mostram que a demanda por alguns serviços de infraestrutura ainda está longe de retomar a normalidade, como é possível observar na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados são da 5ª semana de abril, descritos abaixo:

Rodovias: A CCR registrou crescimento na movimentação de veículos de 32,0% e a Ecorodovias de 42,1% durante a quinta semana de abril de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Quando comparado ao período equivalente de 2019, a CCR teve queda (- 0,7%), enquanto a Ecorodovias teve recuperação (+ 7,4%). Destaque para a recuperação de 4,2% do trecho Ecovias dos Imigrantes na quinta semana de 2021, quando comparado ao período equivalente de 2019.

CCR Mobilidade Urbana: Registrou crescimento na movimentação de passageiros (+ 93,1%) durante a quinta semana de abril de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao período equivalente de 2019, a CCR Mobilidade teve queda (- 52,6%).

CCR Aeroportos: Registrou crescimento na movimentação de passageiros (+ 1.563,2%) durante a quinta semana de abril de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao período equivalente de 2019, a CCR Aeroportos registrou queda (- 60,9%).

ONS: O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou crescimento de 17,8% para carga de energia, de 18,7% para geração de energia e de 14,1% na demanda máxima horária na quinta semana de abril de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Painel Mensal

(clique nas imagens abaixo para ampliar)

 

Painel Semanal

 

Painel Apple

 

Painel Google