Abdib lança cursos sobre modernização do setor elétrico e sobre regulação econômica

79

A Abdib, por meio do Educorp, programa de educação corporativa para a infraestrutura, iniciará dois cursos na última semana de maio – um sobre modernização do setor elétrico e sobre regulação econômica. Ambos são totalmente digitais, sem necessidade de aulas presenciais.

Regulação econômica em infraestrutura – Coordenado por Daniel Keller, sócio da Una Partners, a 3ª turma do curso de Regulação Econômica em Infraestrutura terá carga horária de 10 horas e será realizado entre os dias 25 de maio e 28 de maio, entre 17h30 e 20h00.

O curso tem o objetivo de oferecer aos alunos um referencial teórico e prático sore a regulação econômica na infraestrutura no Brasil abordando aspectos regulatórios, microeconômicos, financeiros e relacionados à preservação do equilíbrio econômico e financeiro de contratos.

As aulas vão abordar assuntos como aspectos gerais da regulação, microeconomia e regulação, principais conceitos da regulação (price cap e outros), teoria de finanças aplicada à regulação (projeção do fluxo de caixa, custo de capital, valor presente líquido e taxa interna de retorno), matriz de riscos e estudos de casos brasileiros e internacionais, entre outros temas. Veja o programa, as datas e os preços.

 

Modernização do setor elétrico – O curso Modernização do Setor Elétrico: Oportunidades de Investimento tem coordenação da advogada e economista Maria João Rolim e do engenheiro e advogado Flávio Dutra Doehler. Com carga horária de 47 horas e 30 minutos, será realizado entre os dias 24 de maio e 26 de julho entre 8h30 e 11h00.

O curso tem o objetivo de oferecer aos alunos a compreensão da estrutura, dos agentes e da dinâmica do setor elétrico brasileiro com foco especifico na análise do corrente processo de modernização do modelo elétrico e do mercado de eletricidade. Isso porque, nos últimos 20 anos, houve significativas alterações incluindo a inserção de novas fontes e tecnologias, o que deu origem a um processo de transição energética.

As aulas vão abordar temas como o histórico do setor elétrico brasileiro, estrutura e modelo institucional; marco regulatório, aspectos jurídicos e modelo setorial; aspectos referentes aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; principais mudanças e potenciais alterações na forma de investimento dos projetos de energia elétrica, incluindo o impacto nos projetos existentes; ampliação das fontes renováveis de energia; o futuro da comercialização de energia; planejamento energético e expansão do sistema; desenvolvimento tecnológico e regulação; entre outros tópicos. Veja o programa, as datas e os preços.