Movimentação rodoviária reflete endurecimento de medidas de isolamento social

614

A movimentação de veículos em rodovias concedidas durante a segunda semana de março registrou queda de 6,2% (Ecorodovias) e 7,9% (CCR) em comparação com o mesmo período do ano passado, última semana de relativa normalidade em território nacional no ano de 2020.

Esta realidade é capturada principalmente pelos dados da CCR, que fazem a separação entre veículos de passeio e veículos de carga. Os veículos de passeio tiveram queda de 23,4% em comparação com o mesmo período do ano passado (2ª semana de março de 2021 x 2ª semana de março de 2020). O número aponta para uma tendência quando são analisados também os resultados da 1ª semana de março de 2021 (- 21,2%) e 4ª semana de fevereiro (- 14,4%) deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. Por outro lado, a movimentação de veículos de carga continua em expansão, registrando aumento de 4,3% em trechos concedidos à CCR.

Esse cenário está em nova apuração na seção Indicadores de Infraestrutura, que se propõe a demonstrar a evolução da demanda em áreas estratégicas da infraestrutura, servindo como importante termômetro para atividade econômica como um todo. A avaliação semanal é realizada pela Vallya e disponibilizada para a Abdib em parceria exclusiva.

Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) mantêm tendência de estabilidade na segunda semana de março, com oscilações dentro da variação observada nos últimos meses. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve alta para carga de energia (+ 1,4%), para geração de energia (de + 1,7%) e queda para demanda máxima horária (- 2,2%).

 

Painel mensal

 

Painel semanal

 

Painel Apple

 

Painel Google