Financiamento da Retomada da Economia: A Experiência Internacional e uma Proposta para o Brasil

189

O International Insolvency Institute (III) apresenta o evento Financiamento da Retomada da Economia: A Experiência Internacional e uma Proposta para o Brasil, organizado pelo escritório Felsberg Advogados. O debate, gratuito e com tradução simultânea em inglês e português, ocorre no dia 21 de janeiro de 2021, às 9h. Para inscrições, clicar aqui.

O International Insolvency Institute (III) é uma organização internacional sem fins lucrativos, credenciada com agências das Nações Unidas. A admissão como membro do III é por convite e compreende os profissionais de insolvência mais experientes e respeitados do mundo. É uma organização que participa de forma ativa nas reuniões da Uncitral sobre o tema da insolvência, com o objetivo de aprimorar internacionalmente as práticas de reestruturação e a recuperação de empresas em dificuldades financeiras.

Após o início da pandemia Covid-19, o III criou um grupo de trabalho com seus membros para analisar como a reestruturação poderia responder à crise econômica, de modo a auxiliar na reabilitação de empresas afetadas pela pandemia.

Os membros do grupo de trabalho são: EUA – Donald Bernstein (David Polk & Wardwell LLP), Richard Gitlin (Gitlin & Company LLC), Lewis Kruger (Stroock), Patrick Potter (Pillsbury Winthrop Shaw Pitmann LLP) e George Kelakos (Kelakos Advisors LLC).Brasil – Thomas Felsberg (Felsberg Advogados); Japão – Shin Abe (Kasumigaseki International Law Office); Suíça – Christoph Staubli (Wilder Wyss Limited); Austrália – John Martin (Norton Rose Fulbright Austrália). O grupo de trabalho é acompanhado por um profissional sênior do FMI.

Um dos objetos de análise é a situação brasileira. Essa análise está definindo dificuldades e soluções, a comparação com experiências tais como a japonesa, a norte-americana, e outras, inclusive a do próprio FMI em vários países. O objetivo é verificar até que ponto é possível aproveitar aqui essas experiências.

O III convida a todos os interessados a participar desta discussão, a fim de contribuir para o estudo de soluções sustentáveis para a retomada da economia brasileira.