Cenário para contratação de empregados volta a ficar otimista

283

Além das expectativas com relação ao crescimento econômico, a 4ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira mostra outra mudança significativa de percepção dos empresários do setor de infraestrutura, desta vez com relação ao mercado de trabalho.

Em relação à 3ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira, divulgado no primeiro semestre de 2020, houve uma reversão em relação à percepção dos executivos e especialistas dos setores de infraestrutura quanto às chances de contratação de novos funcionários nas empresas onde trabalham e nos mercados onde atuam. Os números voltam a ser positivos, indicando otimismo predominante.

Acesse a 4ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira.

Agora, 35,2% dos respondentes consideram o cenário favorável para contratação de funcionários no mercado onde atuam (antes, eram 12,3%). Acreditam em momento desfavorável 26,8% dos participantes da pesquisa (eram 65,6% antes). Optaram por um cenário neutro 36,6% dos entrevistados, contra 22,1% antes.

O cenário para contratação de novos profissionais dentro das empresas onde atuam os respondentes também está positivo. Na 4ª edição da pesquisa, 38,0% dos respondentes consideram o cenário favorável para contratação de funcionários dentro das empresas onde atuam (antes, eram 11,7%). Acreditam em momento desfavorável para novas contratações 19,7% dos participantes (eram 66,9% antes). Optaram por um cenário neutro 38,7% dos entrevistados, contra 20,8% antes.

Os entrevistados indicaram tal percepção na 4ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira, sondagem semestral realizada pela Abdib e pela EY entre executivos e especialistas que lideram projetos de investimentos e gerenciam contratos nos setores de infraestrutura.

Fonte: Barômetro da Infraestrutura Brasileira, 4ª edição. Abdib e EY. Respostas em %.

 

Leia também: 

Otimismo volta a prevalecer entre empresários na infraestrutura

Intenção de investimento crescerá mais em saneamento, indicam empresários