Os dados divulgados pela ANTT apontam para um crescimento na movimentação de cargas de 1,67% em agosto comparado com o mesmo período do ano passado, revertendo a tendência negativa observada ao longo dos últimos três meses, embora certos commodities apresentem crescimento constante durante o ano. A movimentação de cargas nos trechos geridos pela MRS e FTC apresentou crescimento de dois dígitos nesta base de comparação, de 18,30% e 13,57%, respectivamente.
Esse panorama é percebido em nova apuração na seção Indicadores de Infraestrutura, que se propõe a demonstrar a evolução da demanda em áreas estratégicas da infraestrutura, servindo como importante termômetro para atividade econômica como um todo. A avaliação semanal é realizada pela Vallya e disponibilizada para a Abdib em parceria exclusiva.
No que diz respeito ao tipo de carga movimentada, houve crescimento vigoroso em certos produtos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, em termos de TKU, houve aumento de 63,79% na movimentação de açúcar (acumulado do ano: + 35,48%), aumento de 51,40% na movimentação de farelo de soja (acumulado do ano: + 8,48%), aumento de 27,19% na movimentação de celulose (acumulado do ano: +8,29%) e aumento de 16,25% na movimentação de soja (acumulado do ano: + 11,98%).
Embora tenha apresentado crescimento no mês de agosto (+ 1,98%) a movimentação de minério de ferro ainda sofre com a queda na atividade industrial, com o acumulado do ano no patamar de – 6,07%.
Com base no observado, principalmente pelos dados já divulgados do MDIC, que serve de valioso indicador precedente, é crível considerar que o mês de setembro será ainda melhor para movimentação de cargas.
Painel mensal
Painel semanal