Associação de infraestrutura pressiona por projeto de securitização em Brasília

207

Abdib diz que arrecadação chegaria a R$ 75 bi e poderia dar garantia investidor

A Abdib (associação da infraestrutura) continua insistindo com autoridades em Brasília para aprovar o projeto de lei complementar 459 de 2017, de autoria de José Serra, sobre securitização, que tramita em regime de urgência.

Segundo a entidade, a estimativa de arrecadação chega a R$ 75 bilhões juntando União, Estados e Municípios, o que daria para elevar investimento público direto, impulsionar o investimento privado diretamente e ainda reduzir a dívida pública.

O presidente da Abdib, Venilton Tadini, diz que os recursos levantados por operações de securitização da dívida tributária dos entes públicos estimulariam as PPPs, porque os governos podem reservar parte do volume como garantia aos investidores.

Segundo Tadini, porém, parece não haver interesse do Governo Federal em defender o projeto. “O próprio presidente da Câmara, em seminário que realizamos com ele, disse isso. Resta tentar imaginar as razões para deixar tamanho volume de recursos engavetado. E são recursos que podem ser gerados recorrentemente, para aumentar investimentos dos governos”, diz.

 

Folha de S.Paulo