Indicadores em rodovias e energia registram aceleração da economia

841

Os indicadores divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) nesta semana surpreenderam novamente após excelente resultado semana passada. Os dados sinalizam tendência de aceleração na atividade econômica, dado o caráter estratégico do setor elétrico. Houve aumento vigoroso e generalizado nos principais indicadores na primeira semana de outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, como na Carga de Energia (10,6%), Geração de Energia (10,5%) e Demanda Máxima Horária (9,7%).

É o que mostra a nova apuração na seção Indicadores de Infraestrutura, que se propõe a demonstrar a evolução da demanda em áreas estratégicas da infraestrutura, servindo como importante termômetro para atividade econômica como um todo. A avaliação semanal é realizada pela Vallya e disponibilizada para a Abdib em parceria exclusiva.

No setor rodoviário, o índice  ABCR apontou que a demanda em setembro foi 4,78% quando comparada ao mesmo mês de 2019. Em agosto, no entanto, a queda registrada foi de 10,56% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora a demanda registrada no período acumulado do ano ainda mostre queda de 16,34%, a realidade é distinta nas duas modalidades que integram o índice. A movimentação de veículos comerciais, importante termômetro da atividade econômica, já se situa em patamar acima do verificado em 2019, com aumento de 5,02% em setembro, após passar três meses em patamar muito próximo ao registrado no ano passado. A movimentação de veículos de passeio, por outro lado, continua refletindo os efeitos da pandemia de forma mais abrangente, embora a queda de 4,78% em setembro demonstre uma recuperação consistente do índice quando analisada no contexto da série histórica. Em agosto, a queda registrada foi de 10,56%.

Painel Infra Mensal

Painel Infra Semanal
Painel Apple

 

O indicador Apple utiliza dados de georreferenciamento para medir a mobilidade de pessoas em nível estadual, ferramenta que ganha relevância no contexto das medidas de restrição adotadas em decorrência da Covid-19.

Saiba mais: 
Confira o Resumo Analítico, uma curadoria de assuntos de destaque da infraestrutura brasileira produzida diariamente pela Vallya com base em uma análise de milhares de reportagens publicadas na imprensa, coletadas através de tecnologia proprietária. As informações são disponibilizadas para a Abdib em parceria exclusiva.