Movimentação portuária, comércio exterior e consumo de energia elétrica são bons sinais da recuperação econômica brasileira

538

Os dados divulgados pela Antaq em relação ao mês de agosto apontam para um crescimento mensal da movimentação (toneladas) de 0,91% em comparação com o mesmo período do ano passado, levando o acumulado do ano para uma expansão de 3,67%. O resultado agregado é composto por Carga Conteinerizada (- 1,51% em agosto, – 0,70% no acumulado do ano); Carga Geral (+ 0,94% em agosto, – 4,64% no acumulado do ano); Granel Líquido e Gasoso (+ 8,55% em agosto, + 13,85% no acumulado do ano) e; Granel Sólido (- 1,28% em agosto, + 1,44% no acumulado do ano).

Já os dados divulgados pelo MDIC demonstram bons números tanto para exportação como para importação em setembro, levando o acumulado do ano para um crescimento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado. Nesta base de comparação, no mês de setembro houve uma alta de movimentação (kg) nas exportações de 8,44% (ante queda de 3,68% em agosto) representando aumento de 4,48% no acumulado do ano. Já as importações tiveram queda de -5,79 (ante queda de 21,16% em agosto) representando diminuição de 7,03% no acumulado do ano.

Por fim os indicadores divulgados pela ONS, que serve como importante termômetro da atividade econômica, apresentou aumento de 9,3% para Carga de Energia, 8,5% para Geração de Energia, e 9,3% para Demanda Máxima Horária na 5ª semana de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado.