Abdib: 65 anos de esforços pela infraestrutura

104

A Abdib completa 65 anos de esforços pelo desenvolvimento da infraestrutura no Brasil.

Com mais de 120 empresas associadas e 23 conselhos temáticos, a associação congrega companhias e profissionais de alto nível para analisar problemas e soluções para todos os setores de infraestrutura.

Desde a sua criação, a Abdib tem participado ativamente de todas as fases do desenvolvimento da infraestrutura no país.

De 1955 a 1989, o Brasil apoiou os esforços dentro do planejamento para promover o desenvolvimento econômico via substituição de importações, com ampliação da indústria e do setor de bens de capital.

Grandes projetos de indústrias de base e infraestrutura foram realizados por empresas estatais.

O período de 1999 a 2015 foi marcado pela abertura comercial e pelas privatizações, com concessões de serviços públicos à iniciativa privada e parcerias público-privadas (PPPs).

Foram definidos marcos regulatórios e criadas agências reguladoras, sempre com o apoio da Abdib, que contribuiu com análises dos setores investidores e propostas.

Desde 2016, o setor de infraestrutura vive uma nova fase, com busca de eficiência e aumento da produtividade, além da busca de integração de todo o sistema. Reformas econômicas estruturantes e modernizações regulatórias complexas em diversos setores de infraestrutura estão sendo conduzidas.

A nova fase também é marcada por alternativas de captação de recursos de longo prazo via mercado de capitais. Esses desafios, entre outros, têm contado com os esforços da Abdib.

Ao longo das décadas, a Abdib tem trabalhado com o compromisso de expandir os investimentos em infraestrutura, o que é fundamental para o crescimento econômico e para a melhora da qualidade de vida das pessoas.