Abdib e Governo do Piauí lançam fórum regional sobre infraestrutura no Nordeste

2650

A Abdib e o Governo do Estado do Piauí lançaram a primeira edição do Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste, que será realizado dia 22 de agosto em Teresina, capital do estado. A cerimônia, realizada no dia 25 de junho, na capital piauiense, liderada pelo governador Wellington Dias e pelo presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, contou com presença de empresários de diversos segmentos da indústria e da infraestrutura.

O fórum pretende reunir os nove governadores e também lideranças dos setores público e privado da Região Nordeste para avaliar estratégias para a retomada do crescimento a partir do investimento em infraestrutura.

Ao articular uma discussão com nove governadores e 200 pessoas, a Abdib pretende inserir a agenda da infraestrutura no topo das prioridades das lideranças públicas e privadas regionais e consolidar percepção que infraestrutura é vetor para o desenvolvimento sustentado.

Assim, a missão do fórum é apontar estratégias locais para a retomada do crescimento econômico suportadas por programas de investimentos em infraestrutura, importante vetor para o aumento da produtividade, da competitividade e do desenvolvimento social, discutindo aspectos transversais e setoriais para realização bem-sucedida dos investimentos.

Adicionalmente, fórum vai oferecer oportunidade para os governadores apresentarem as diretrizes, os programas e os projetos de investimento em infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas. Os governadores terão oportunidade também de explicar a governança e a consistência das estruturas públicas que conduzem o trâmite dos investimentos para o setor privado.

Projetos e finanças públicas – Segundo Tadini, as iniciativas adotadas pelo Governo do Estado do Piauí com o objetivo de estruturar projetos para a iniciativa privada e estabelecer condições saudáveis das finanças públicas contribuem para criar um ambiente adequado para atrair investimentos para a região. “Os projetos e iniciativas que temos acompanhado do governador Wellington Dias nos trouxeram aqui para que pudéssemos fazer um evento de grandes proporções para atender a toda e região Nordeste”, afirmou o presidente-executivo da Abdib.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, o fórum organizado pela Abdib será o momento de os estados nordestinos apresentarem ao setor empresarial projetos atrativos de investimento. “A Abdib é uma associação que há muitos anos trabalha no que diz respeito ao crescimento econômico e ao desenvolvimento do Brasil, principalmente no contexto da infraestrutura”, afirmou.

O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou a oportunidade para os governos estaduais apresentarem o conjunto de oportunidades de investimentos em infraestrutura e em outras áreas. “O objetivo é a atração de investimento, investimentos que façam a economia crescer e gerar emprego porque esse é o maior desafio que temos”, disse.