Abdib compartilha iniciativas de vanguarda sobre ética no mundo corporativo

3574

Duas publicações, recentemente lançadas, se propõem a difundir boas práticas, exemplos e condutas desejáveis para reforçar as relações éticas no mundo corporativo. As iniciativas foram apresentadas e discutidas em reunião realizada pelo Comitê de Ética da Abdib, dia 24 de maio, em São Paulo.

Uma das iniciativas apresentadas na Abdib foi a cartilha desenvolvida pela Rede Brasil do Pacto Global, que é uma iniciativa da ONU, sobre integridade no setor de construção. O documento, lançado em maio deste ano, foi elaborado em conjunto com quatro construtoras do país: Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa Infra, Queiroz Galvão e a Odebrecht Engenharia e Construção.

A publicação lista 13 exemplos fictícios, mas bastante aderentes à realidade corporativa, que simulam desafios éticos que podem fazer parte do cotidiano de profissionais do setor de construção. O documento também traz sugestões para prevenção e solução para cada tipo de problema apontado.

O objetivo da publicação é evidenciar exemplos de casos emblemáticos de situações que podem expor empresas deste setor a solicitações de corrupção. Em paralelo, propõe comportamentos preventivos e respostas diante de tais cenários.

Outra iniciativa é o livro Gestão Transparente e Sistemas de Integridade –compliance, produzido pelo Núcleo de Estudos de Governança e Ética Empresarial da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e lançado dia 13 de junho.

A publicação pretende disseminar boas práticas gerenciais sobre integridade e ética por meio da descrição de casos de sucesso de empresas que instituíram processos ou sistemas de excelência nestas áreas. Traz ainda uma pesquisa inédita do Senac/RS sobre integridade nas micro e pequenas empresas no Brasil.