Ciro Gomes: investimentos assumem função destacada no crescimento e geração de empregos

4356

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, participou de encontro com empresários do setor de infraestrutura organizado pela Abdib, dia 14 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo. Acompanhado do economista Nelson Marconi, Ciro Gomes apresentou para aproximadamente 50 empresários as diretrizes econômicas e setoriais  que considera adequadas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e conheceu as propostas da Abdib para expandir investimentos em infraestrutura.

Ciro Gomes defendeu a importância de aproveitar os primeiros seis meses do mandato para apresentar e aprovar no Congresso Nacional as reformas necessárias para a retomada do crescimento econômico.  As prioridades são as alterações nas legislações tributária e previdenciária.

O presidenciável também listou três premissas para a retomada do desenvolvimento, destacando a necessidade de aumentar o nível de investimento na economia, de haver um Estado forte e regulador em parceria com a iniciativa privada e de promover investimentos maciços em educação.

Segundo Ciro Gomes, os investimentos em infraestrutura do Estado são importantes e que o setor deve ainda contar com a participação da iniciativa privada. Setor público e privado devem ter objetivos convergentes nessa área, disse.

O pré-candidato considera que a iniciativa privada tem papel fundamental, porém não garante o desenvolvimento isoladamente, sendo primordial a função estruturadora do Estado no estabelecimento das diretrizes do desenvolvimento.

O setor de construção foi lembrado pelo presidenciável ao explicar o efeito multiplicador da geração de emprego a partir dos investimentos. Para Ciro Gomes, é o setor que tem a maior capacidade de, no curto e médio prazo, reduzir o nível de desemprego.

Além de apresentar um resumo das propostas para Ciro Gomes, a Abdib e o presidenciável decidiram promover workshops para discutir com profundidade as propostas sugeridas pela associação.

Os trabalhos serão baseados em tópicos de documento entregue pela associação ao pré-candidato e vão envolver os coordenadores responsáveis pela elaboração do plano de governo de Ciro Gomes e empresários e executivos da Abdib.