Brexit pode ser oportunidade para Brasil atrair investidores, segundo especialista

768

O primeiro dia da missão ABDIB-LSE em Infraestrutura compreendeu treinamento com professores da LSE. Tony Travers, professor do departamento de governo da LSE, falou sobre os critérios para o planejamento urbano de infraestrutura e como as PPPs têm sido usadas como alternativas para os governos diante da demanda crescente de infraestrutura, muito embora não possam ser encaradas com a única solução.

Para o professor Julius Sen, diretor de Programas da LSE Enterprise, o Brexit traz um cenário de oportunidades para o Brasil. Com a possibilidade de mudanças no acesso a concorrências de contratos em países da União Europeia, empresas britânicas precisarão buscar novos mercados para atuarem.

Entretanto, segundo Sen, embora seja difícil avaliar essa possibilidade com o Brexit em negociação, o Brasil precisaria se preparar para receber os investidores estrangeiros, avaliando riscos para provedores de finanças internacionais, regulação de contratos e a possibilidade de join ventures entre empresas brasileiras e estrangeiras, entre outros pontos de atenção.

O líder regional de construção para America Latina da Marsh, Joao Buzio, falou da importância do seguro na redução dos riscos do projeto para a melhoria da confiança dos credores, reforçando a importância de um programa que atenda aos requisitos dos credores e garanta um fechamento financeiro dentro prazo e do orçamento estabelecido.

Sustentabilidade e reurbanização

No dia 8 de maio, ocorreram visitas técnicas ao the Crystal London, um centro global de debates sobre desenvolvimento sustentável, construído pela Siemens e hoje administrado pela prefeitura de Londres. Palco de exposições e eventos desde 2012, o local foi visitado pela delegação brasileira para apresentação do espaço e palestra com o diretor de projetos da Autoridade de Infraestrutura e Projetos do Reino Unido (IPA), Javier Encinas, sobre a experiência britânica em planejar, avaliar e implementar projetos de infraestrutura.

Em seguida, os delegados seguiram para a King’s Cross Station, onde o diretor Chris Smith apresentou o projeto de regeneração urbana relacionado à infraestrutura de mobilidade urbana naquela localidade.

À noite, uma recepção oferecida pelo embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, colocou em contato integrantes da comunidade britânica e da delegação brasileira em virtude da realização da missão naquele país.

Saiba mais:

Projetos de infraestrutura atraem atenção de investidores britânicos

Reunião bilateral discute alternativas para mercado de capitais e infraestrutura

Em missão empresarial em Londres, Abdib e LSE avaliam financiamento da infraestrutura no Brasil


Confira algumas imagens dos 2 primeiros dias da Missão Abdib-LSE

07.05.2018 - Missão ABDIB-LSE em Infraestrutura
 

08.05.2018 - Visitas Técnicas - Missão ABDIB-LSE em Infraestrutura