Com mercado de capitais e bancos estrangeiros, Abdib avalia condições para financiamento

348

O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, participou de dois encontros nos últimos dias com representantes do mercado de capitais e dos bancos estrangeiros para avaliar condições para o financiamento privado de longo prazo para os investimentos em infraestrutura.

Nos encontros, Tadini defendeu a utilização de todas as fontes de financiamento disponíveis e construção de condições para permitir a adoção da modalidade de financiamento ‘project finance’ sem garantias corporativas.

No dia 26 de outubro, o encontro foi realizado com integrantes da Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI), em São Paulo, quando foram discutidas as perspectivas da retomada de investimentos em infraestrutura no Brasil.

Tadini explicou que a estruturação de funding tornou-se o maior dos desafios devido a fatores como juros elevados (que inibem a captação via mercado de capitais) e falta de mecanismos de proteção contra risco cambial (que impedem aporte de recursos estrangeiros).

O presidente-executivo da Abdib explicou esforços da entidade para fortalecer a estrutura de garantias para os projetos com o objetivo de tornar possível o financiamento via project finance sem garantias corporativas.

No dia 4 de novembro, o presidente-executivo da Abdib participou de encontro na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com Robert John van Dijk, presidente da instituição, acompanhado de outros diretores e executivos da Anbima, para discutir ações em torno da pauta de estruturação de financiamento para investimentos em infraestrutura.

Tadini listou a importância de contar com a participação do BNDES, dos bancos comerciais, do mercado de capitais e das seguradoras e também ações necessárias para aproveitar o potencial do mercado de capitais e dos investidores estrangeiros.