Belém será palco do primeiro evento do Rumo a Brasília 2018

1329

A cidade de Belém (PA) será palco do primeiro evento do Rumo a Brasília 2018, entre os dias 9 e 12 de junho, na Estação das Docas. Chamado “O Norte das Águas”, contará, na abertura, com palestra do velejador, navegador e escritor Amyr Klink, no teatro Maria Sylvia Nunes e tem o objetivo maior de discutir a gestão dos recursos hídricos na Amazônia e na região Norte do Brasil.

13391116_124896754597914_30671683_n(1)

O Norte das Águas é a primeira das seis programações preparatórias ao Fórum Mundial da Água e que serão promovidas pelo Conselho Mundial da Água ainda nas cidades de Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Tijuana (México) e Santiago (Chile).

Newton Azevedo é conselheiro da Abdib, coordena as atividades do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da entidade e é um dos 36 governadores do Conselho Mundial da Água como representante da Abdib. Ele avalia que deflagrar os debates do Fórum Mundial da Água pela Amazônia é um indicativo da relevância de ouvir e sentir os anseios da região, respeitando suas especificidades, necessidades e problemas.

O programa Rumo a Brasília 2018 e o Fórum Mundial da Água em Brasília em 2018 são iniciativas que contam com o apoio da Abdib. A entidade é integrante do Conselho Mundial da Água e tem assento na instância de decisão da instituição. . “Ao realizarmos um encontro como este nas cidades, deixaremos como legado essas capacitações, uma maneira de formar futuros líderes no tema”, explicou Newton Azevedo.

A Abdib quer aproveitar a oportunidade de realizar a oitava edição do Fórum Mundial da Água no Brasil em 2018 para engajar a sociedade e agentes públicos e privados, como governos, empresas, universidades e outras instituições na transformação do cenário dos recursos hídricos no país e no continente, por meio do aprimorando da legislação, do fortalecimento das políticas públicas e da participação das instituições.