Levy embarca nesta quarta-feira para os Estados Unidos

726

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, embarca nesta quarta-feira para os Estados Unidos onde vai participar de eventos em Nova York e São Francisco. Segundo a assessoria da Fazenda, em Nova York, o ministro vai participar do CEO Forum. Já em São Francisco, ele irá à Global Infraestructure Initiative. A viagem, que foi avisada de última hora, faz parte dos esforços do governo para promover o Brasil e atrair investimentos para a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

Ao mesmo tempo, a equipe econômica tem estudado outras medidas para recuperar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país). A pedido da presidente Dilma Rousseff, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, foi a São Paulo no início da semana, onde conversou com representantes do setor de construção — como Abdib (Associação da Infraestrutura e Indústrias de Base) e Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras) — e com o setor financeiro. Hoje, Barbosa se reunirá com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro.

De acordo com técnicos da equipe econômica, os empresários pediram ao ministro reformas estruturantes, como a da Previdência, e ficaram de encaminhar ao governo uma lista de sugestões de medidas que possam melhorar o ambiente de negócios.

Barbosa disse que o governo está disposto a analisar as propostas, mas adiantou que qualquer medida terá que ser feita sem impacto nas contas públicas. Ou seja, desonerações estão fora da mesa no momento. Com o setor financeiro, o debate foi principalmente em torno do financiamento para investimentos em concessões.

 

Fonte: Extra (RJ)