Na Abdib, evento debate estratégias para participação brasileira em compromissos do Conselho Mundial da Água

632

A Abdib será sede, no dia 24 de setembro, de uma reunião para que empresas e instituições brasileiras que participam do Conselho Mundial da Água possam debater estratégias de atuação nos diversos fóruns e reuniões promovidos pela instituição globalmente.

Além de disseminar informações sobre as últimas e as próximas reuniões ocorridas no Conselho Mundial da Água, os participantes vão também avaliar as ações necessárias para a realização da oitava edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018. Será a primeira vez que o evento, global, será realizado na América do Sul.

A proposta brasileira para a organização do Fórum Mundial da Água no país foi inspirada em lei nacional que estabelece que a gestão dos recursos hídricos deve-se basear em princípios de compartilhamento, descentralização e participação de todos os interessados.

Os organizadores do fórum têm alguns objetivos principais, entre eles envolver os interessados, mobilizando debates e ações pela água; fornecer uma plataforma para todos os interessados desenvolverem parcerias e catalisarem ações concretas para a melhoria dos recursos hídricos e serviços de saneamento; envolver legisladores e tomadores de decisão em compromissos para melhorar os recursos hídricos e serviços de saneamento; e aumentar a conscientização do público em geral sobre as questões da água.

As discussões para a participação de empresas e instituições brasileiras no Conselho Mundial da Água, bem como para a organização do Fórum Mundial da Água em Brasília em 2018, são promovidas pela Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, atualmente formada por 44 integrantes, com o objetivo avaliar e debater temas afetos à água.