Empresários conhecem iniciativas de integração regional de infraestrutura em andamento

587

A Abdib sediou, dia 20 de agosto, uma reunião para conhecer os trabalhos desenvolvidos e em andamento realizados pelo braço brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional (Cier) com foco na interconexão de infraestrutura de energia elétrica na América Latina.

O encontro, no âmbito do Comitê de Energia Elétrica da Abdib, contou com explicações de Antonio Carlos Marques Menezes, secretário-executivo do Comitê Brasileiro do Cier, que apresentou aos participantes aspectos de estudos regionais sobre bacias hidrográficas, potencial de troca e comercialização de carga, expansão de integração de infraestrutura e regulação, entre outros.

A integração da infraestrutura continental é um dos temas de interesse da agenda de trabalho da Abdib, articulado na pauta do Comitê de Comércio Exterior, cujo coordenador, André Clark, participou do encontro.

O Cier conduz atualmente avaliações econômicas e técnicas de 12 projetos de integração energética entre países sul-americanos, dos quais cinco deles envolvem o Brasil, identificando benefícios sazonais multilaterais e ganhos de escala.

Por isso, a Abdib, por meio dos comitês de Geração de Energia e Comércio Exterior, decidiu trabalhar para aproximar o Cier do New Development Bank, banco instituído para prover financiamento e garantias para projetos de infraestrutura que fortaleçam a integração regional em áreas de influência dos cinco países do BRICS.

As atividades e o potencial do New Development Bank na oferta de garantias e financiamento é uma das principais pautas de discussões no âmbito do BRICS Business Council, fórum privado que reúne agentes privados – entre eles, a Abdib – dos cinco países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).