fbpx

13h30 – Credenciamento

14h00 – Abertura

14h30 – A presença das mulheres como fator de competitividade no setor

Claudia Bonelli, sócia do escritório Tozzini Freire Advogados
Claudia Prates, diretora do New Development Bank
Elizabeth Amore, gerente de Compliance e integridade da Camargo Correa Infra
Moderação: Isadora Cohen, sócia-diretora na KPGM

15h30 – Inserção das mulheres no mercado de infraestrutura

Marcia Ferrari, head da RICS no Brasil e América Latina – Apresentação
Soraya Vallilo, sócia-diretora da KPMG
Tarcila Reis Jordão, subsecretária de Parcerias do Governo de São Paulo
Moderação: Bruna Bouissou, sócia do escritório Azevedo Sette Advogados 

16h30 – Impacto da liderança feminina na agenda setorial

Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental
Rosane Menezes Lohbaüer, sócia do escritório Madrona Advogados
Fabiana Reppucci, CEO da CCI Concessões e Construções SA – Vídeo
Veronica Sanchez – Secretária Especial Adjunta do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI
Moderação: Ana Cândida Carvalho, sócia de infraestrutura do escritório Tozzini Freire Advogados

17h30 – Encerramento

* programação sujeita à alteração

Ana Cândida Carvalho, sócia de infraestrutura do escritório Tozzini Freire Advogados
Sua experiência envolve uma variedade de temas de direito administrativo, como licitações e contratos administrativos, concessão de serviços públicos e parcerias público-privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, improbidade administrativa, responsabilidade fiscal, investimento social corporativo, setores regulados, processos administrativos perante órgãos públicos e entidades de controle, especialmente Tribunais de Contas e Controladorias. Ela também participou de projetos relevantes de infraestrutura relacionados aos setores de aeroportos, portos, ferrovias e saneamento básico.

Bruna Bouissou, sócia do escritório Azevedo Sette Advogados
Possui mais de 15 anos de experiência na assessoria a clientes em projetos, concessões e parcerias público-privadas, regulação de serviços públicos, licitações, financiamento, contratos e direito societário. Antes de ingressar no Azevedo Sette, foi assessora jurídica na Unidade PPP da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (2008).

Claudia Bonelli, sócia do escritório Tozzini Freire Advogados
Responsável pela área de Direito Administrativo de TozziniFreire, tem amplo conhecimento em temas ligados ao setor público. Atuante em matérias relacionadas a licitações, contratos e convênios administrativos, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas e autorizações governamentais, além de leis e normas administrativas como a lei de responsabilidade fiscal, sua experiência abrange não só o assessoramento a particulares, mas também ao setor público, o que lhe garante um conhecimento profundo das relações público-privadas. Com grande experiência no setor de infraestrutura, tem atuado em muitos dos principais projetos realizados no mercado brasileiro.

Claudia Prates, diretora-geral do Novo Banco de Desenvolvimento
Economista, com mestrado em economia pela UFRJ e MBA em Finanças pela Coppead. Executiva com uma carreira de 26 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Experiência em diversas áreas ao longo da carreira. No setor de infraestrutura, chefiou o Departamento de Petróleo, Gás e Energias Renováveis do BNDES de 2003-2007 e posteriormente o Departamento de Saneamento e Transporte Urbano de 2008 -2009. Em 2010 assumiu a Superintendência de Crédito do BNDES, aonde foi responsável pelas equipes de análise de risco e recuperação de crédito até junho de 2016. Foi Diretora do BNDES entre junho de 2016 e março de 2019, responsável pelas Áreas de Indústria e Serviços, Originação de Negócios e Exportação. Em agosto de 2019 assumiu a posição de Diretora Geral do Novo Banco de Desenvolvimento – NDB (o Banco dos BRICS), responsável pela representação do Banco nas Américas

Elizabeth Amore, gerente de Compliance e integridade da Camargo Correa Infra
Advogada, profissional com experiência em compliance e Integridade há mais de 18 anos, com atuação nacional e internacional em empresas de grande porte como Banco Bradesco e ABB Ltda. Sua experiência engloba procedimentos de investigação, realização de due diligence e treinamentos de conscientização sobre Programas de Integridade e compliance. Atualmente é Gerente de Integridade na Camargo Corrêa Infra, responsável pelo aprimoramento de todo o Sistema de Integridade da empresa.

Fabiana Reppucci, CEO da CCI Concessões Construções de Infraestrutura
Administradora de empresas com MBA gestão de pessoas. Presidente do Conselho de Administração da GPA S.A. (Gestores Prisionais Associados) – 1ª PPP na área prisional do Brasil. 15 anos de experiência em Conselhos de Administração em Concessões de rodovias – SP Vias, Vianorte e Concer, da empresa Sem Parar e Bevap – setor do agronegócio.

Isadora Cohen, sócia-diretora na KPMG
Atualmente é socia da KPMG Líder da área de Governos para o Brasil. Foi consultora especial para projetos de infraestrutura, parcerias e concessões na GO Associados. Atuou como Subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo (2018 a abril de 2019) e responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas e Secretária Técnica e Executiva do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo (2015 e até abril de 2019).

Marcia Ferrari, head de Desenvolvimento América Latina da RICS
Responsável por definir as prioridades estratégicas e metas para América Latina + FM Américas e responde pelos resultados de desempenho definidos no plano anual correspondente. Hoje a América Latina tem cerca de 350 membros em diversas atividades dentro dos segmentos de Terras, Propriedades e Construção. A RICS também promove eventos com temas atuais de interesse Internacional e treinamentos para formação de profissionais tanto para público em geral como in-company tendo já entregue cursos desta natureza nas maiores do setor como CBRE, Cushman & Wakefield e Colliers International.

Rosane Menezes Lohbaüer, sócia do escritório Madrona Advogados
Possui ampla experiência na estruturação de projetos de infraestrutura, na modalidade de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana, saúde, dentre outros. Foi responsável pela implantação do primeiro projeto de PPP na área de saneamento no Estado de São Paulo em 2007. Desde então, vem atuando na estruturação e assessoria de modelagens jurídicas para exploração de serviços públicos, contratos administrativos, participação em processos licitatórios, estruturação de garantias e assessoria jurídica em setores regulados.

Soraya Vallilo, sócia-diretora da KPMG
Engenheira civil com MBA pela Dom Cabral e vasta experiência na estruturação de projetos de infraestrutura nos mais diversos setores: rodovias, ferrovias, aeroportos, resíduos sólidos, saneamento, hospitais, dentre outros. Atuou desde captação de recursos para investimentos, à contratação de garantias e seguros para diversas fases das operações. Com mais de 15 anos de experiência em estruturação de Project Finance, com participação nos principais projetos de infraestrutura ocorridos no País nos últimos 30 anos. Entre 2017 e 2019 teve passagem pela São Paulo Parcerias, sendo responsável por dezenas de projetos de desestatização e parcerias público-privadas no âmbito municipal.

Tarcila Reis Jordão, subsecretária de Parcerias do Governo de São Paulo
Atual responsável pelo programa de parcerias do Estado de São Paulo. Doutora em Direito Público pela SciencesPo – Paris, com um ano de pesquisa na Harvard Law School, mestre em Direito Público pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne); mestre em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science. Atuou como consultora do International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial) e Visiting Scholar no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental
Atuou por mais de 25 anos em posições de liderança em empresas multinacionais na área de infraestrutura de telecomunicações e energia, no período de universalização dos serviços de ambos os setores. Em maio de 2017, tornou-se CEO da BRK Ambiental, a maior empresa privada do setor de saneamento no Brasil. Antes da BRK, trabalhou por 16 anos no grupo AES. Iniciou sua carreira na NEC do Brasil e foi Diretora de Engenharia e Operações da Nextel. Teresa Vernaglia é graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA)/ESPM. Atualmente é a Porta-Voz da Rede Brasileira do Pacto Global para Água e Saneamento. Também é Membro do Conselho de Líderes do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Conselheira da WILL (Women in Leadership in Latin America), membro do Programa “Juntos” – Comunitas, membro do Conselho Consultivo da ABDIB e Vice-presidente da ABCON.

Veronica Sanchez – Secretária Especial Adjunta do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI
É servidora pública federal desde 2009, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atuou na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, onde planejou, coordenou e monitorou as atividades ligadas à Geração e Transmissão de Energia Elétrica incluídas no PAC. De 2014 a 2016 trabalhou como Coordenadora Geral de Petróleo e Gás da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entre 2016 a 2018 foi Assessora Especial da Casa Civil da Presidência da República trabalhando na coordenação da agenda de reformas estratégicas para o Governo Federal. Até julho de 2019 atuou como Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental dos Setores Energético e Mineral (PUC-Rio). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link a seguir, clique aqui

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para eventos@abdib.org.br


Serviço_____________

Data: 16/12/2019 – segunda-feira – 14h
Local: Abdib – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base
Praça Monteiro Lobato, 36 – Butantã – São Paulo/SP