fbpx

14h – Recepção e credenciamento

14h30 – O mercado de infraestrutura no Brasil
Venilton Tadini, presidente-executivo – Abdib – apresentação

15h  – Os desafios dos projetos de infraestrutura no Brasil
Cristiana R. L. Castro, sócia – Leite, Tosto & Barros Advogados – apresentação

15h30 – Lições da experiência internacional em Project Finance e possíveis soluções para projetos brasileiros
Norberto Quintana, sócio – Holland & Knight – apresentação
Stephen J. Double, sócio – Holland & Knight

16h – Tendências do Project Finance/Valuations
Romina Lima, sócia de Corporate Finance & Advisory – BDO – apresentação

16h30 – Barreiras ao investimento estrangeiro em crédito à infraestrutura no Brasil
Pedro G. Kassab, diretor de Investment Banking – FATOR – apresentação
Marcio Holland, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP)
Giovane Belluzo, pesquisador da Escola de Administração de São Paulo da FGV

17h10 – Encerramento
Jorge Nemr, sócio – Leite, Tosto & Barros Advogados

Cristiana R. L. Castro
Sócia – Leite, Tosto & Barros Advogados
Iniciou a carreira na Concessionária do Sistema Anhanguera Bandeirantes – AutoBAn. Trabalhou em Paris no Cabinet François Serres & Associates e, ao retornar ao Brasil, atuou em escritórios de renome do país, na área de Direito Público, até ingressar na equipe do Leite, Tosto e Barros. Tem forte atuação na área consultiva, na elaboração de projetos e modelagem jurídica para projetos de infraestrutura, elaboração de pareceres e revisão de contratos públicos e privados. No contencioso judicial atua em processos envolvendo órgãos públicos e junto ao Tribunal de Contas e na esfera administrativa atua em processos junto ao CADE, GCU, ANEEL e ANVISA.

Jorge Nemr
Sócio – Leite, Tosto & Barros Advogados
É referência em assuntos de Direito Internacional e atua fortemente no Contencioso Internacional, orientando clientes nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Também assessora a negociação e o estabelecimento de estratégia dos clientes dos escritórios no exterior. Participa frequentemente de congressos jurídicos fora do Brasil e possui uma vasta rede de contatos externos com advogados. Jorge Nemr ingressou no Leite, Tosto e Barros em 1999 e foi admitido no quadro de sócios em 2001.

Márcio Holland
Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP)
Coordena o Observatório das Estatais e o Curso para Alta Gestão em Governança Corporativa para Administradores e Conselheiros de Empresas Estatais. Atua, também, como Colunista para o Broadcast/Agencia Estado. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2011-2014); membro do Conselho de Administração do BNDES e da Brasilprev; foi também pesquisador nível 1 CNPq (2003-2013), com pesquisas sobre comportamento da taxa de câmbio. Tem doutorado em Economia, pós-doutorado em Economia pela University of California, Berkeley, CA, foi visiting scholar na University of Columbia in the City of New York. Foi Secretário-Executivo Adjunto da ANPEC (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia).

Norberto E. Quintana
Sócio – Holland & Knight
Advogado de transações financeiras nos escritórios da Holland & Knight em Nova York e Miami, e membro da Equipe de Serviços Financeiros da empresa. Representa uma ampla gama de credores, mutuários corporativos, patrocinadores e desenvolvedores de projetos e patrocinadores de private equity em transações de financiamento nacionais e internacionais. Possui experiência em financiamentos de projetos internacionais de infraestrutura, petróleo e gás e energia. Cinco de seus financiamentos de projetos de infraestrutura na América Latina receberam a designação de “Deal of the Year” nos anos de seus respectivos fechamentos financeiros.

Pedro Kassab
Diretor de Investment Banking – FATOR
Responsável pelo M&A desde janeiro de 2018, Pedro foi Vice President de Project Finance do Itaú BBA entre 2014 e 2017, atuando, principalmente, no setor de energia elétrica. Foi também Senior Associate do Santander na estruturação de ativos do setor de infraestrutura entre 2012 e 2014 e gestor de fundos do Santander Asset Management, onde começou a trabalhar em 2009.Bacharel em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui os certificados CFA (Chartered Financial Analyst), FRM (Financial Risk Manager), CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst) e CGA (Certificação de Gestores da Anbima).

Peter Baumgaertner
Sócio – Holland & Knight
Sócio do escritório de Nova York e membro do Grupo Corporativo, M&A e Securities Practice da Holland & Knight. Possui experiência no tratamento de questões de bilhões de dólares para clientes em todo o mundo. Conhecedor do mercado de capitais, financiamento de projetos, reestruturação, parceria público-privada e operações de empréstimo para clientes globais. Possui ainda extensa experiência em assessorar instituições financeiras e mutuários em toda a América Latina. Antes de ingressar na Holland & Knight, foi o líder da prática da América Latina e da empresa de Nova York em um escritório de advocacia internacional.

Romina Lima
Sócia de Corporate Finance & Advisory – BDO
Sócia responsável pelas divisões de Estratégia de Negócios e Corporate Finance da área de Advisory. Formada em Administração pela FGV EAESP e Ciência Contábeis, atua nas áreas de Valuation, Project Finance, Análises Econômicas e de Rentabilidade, Planejamento Estratégico, Planos de Negócios, Análises de Mercado, Purchase Price Allocation, Impairment e em processos de Fusões e Aquisições (M&A). Certificada pelo CRC, CRA, CNAI e CFE.

Stephen J. Double
Sócio – Holland & Knight
Advogado financeiro, que possui uma vasta experiência em transações e consultoria em assuntos corporativos e grandes transações financeiras internacionais, particularmente no Brasil, América Latina e outros mercados emergentes. Expertise em questões corporativas transfronteiriças e uma variedade de ofertas de títulos de dívida, ações e títulos vinculados a ações, bem como títulos de projetos e transações estruturadas de finanças e securitização por emissores nos serviços financeiros, petróleo e gás, software, energia, mídia, transporte e infraestrutura, agronegócio e outros setores, bem como emissores soberanos e quase-soberanos.  Antes de ingressar na Holland & Knight, atuou em outro escritório de advocacia internacional e foi baseado em Nova York e São Paulo.

Venilton Tadini
Presidente-executivo – Abdib
Na posição de presidente-executivo da Abdib desde janeiro de 2016. Foi presidente e membro Conselho de Administração do Banco Fator. Atuou como Diretor das áreas de Infraestrutura e Planejamento do BNDES (1990-1992), além de diretor da Secretaria do Tesouro Nacional. Economista e mestre em economia pela USP. Foi professor-coordenador do curso de Fusões e Aquisições da FGV-PEC.


Serviço_____________

Data: 03/10/2019 – quinta-feira
Local: Abdib – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base
Praça Monteiro Lobato, 36 – Butantã – São Paulo/SP
Evento com tradução simultânea

Apoio _________________