Sobre a Abdib

Fundada em 1955, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada para ajudar a desenvolver a infraestrutura e a indústria de base brasileira, setores fundamentais para apoiar o desenvolvimento econômico e social do país.

Em tempos de crise, a atividade em uma associação de classe aumenta muito. Crises criam problemas no presente e incertezas quanto ao futuro – e tanto empresas quanto governos procuram informações que ajudem a administrar danos e antever cenários. Na Abdib, os temas discutidos podem ser agrupados em três grandes diretrizes: propostas e monitoramento de medidas emergenciais, projetos legislativos que criem perspectivas e atraiam investimento privado e políticas de médio prazo que resolvam carências históricas do Brasil. Mesmo em tempo de urgência, a visão no horizonte não pode deixar de existir.

Missão

  • Contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil por meio da expansão dos investimentos em infraestrutura e indústrias de base.
  • Fortalecer a competitividade das empresas de bens e serviços para infraestrutura e indústrias de base.
  • Colaborar com agentes públicos e privados na busca de soluções consistentes para viabilizar investimentos.
  • Ampliar a participação das empresas brasileiras no mercado global de infraestrutura.

Associadas

A Abdib congrega uma ampla gama de empresas públicas e privadas que participam de todas as fases dos negócios (estruturação, investimento e operação) nos setores de infraestrutura e indústrias de base, tais como concessionárias de serviços públicos, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços como engenharia e escritórios de advocacia, grandes usuários de infraestrutura, fundos de private equity, seguradoras, bancos de investimentos e empresas de consultoria, entre outras.

Atualmente, a Abdib conta com mais de 120 empresas associadas atuantes nas áreas de energia elétrica, petróleo e gás natural, transportes, saneamento ambiental, telecomunicações e indústrias de base.

A entidade conta com um Código de Conduta e de Governança Interna cuja adesão das empresas associadas é obrigatória. Dessa forma, a Abdib passou a atuar de forma mais incisiva na orientação sobre normas e condutas éticas nos setores de infraestrutura, enfatizando conceitos e comportamentos que ratifiquem a integridade nos negócios, a defesa da concorrência e a livre iniciativa.

Valores

  • Atuar de forma ética no relacionamento com públicos internos e externos.
  • Ser transparente, disseminar informações aos associados de forma equânime e informar a sociedade sobre ações e objetivos da associação.
  • Atender às expectativas das empresas associadas com senso crítico, responsabilidade e em concordância com as normas e leis.
  • Trabalhar com agilidade, simplicidade e objetividade, maximizando recursos técnicos e humanos com inovação e criatividade.

Estrutura de Governança: Conselhos e Presidência

O Conselho de Administração é composto por 25 integrantes, presidentes de algumas das maiores empresas do país, com a função de contratar e orientar o presidente-executivo e estabelecer as diretrizes para o planejamento estratégico e da gestão.

Na Diretoria Executiva, o presidente executivo, com dedicação exclusiva, é responsável pela administração geral e pela execução do plano de atividades da Abdib definido pelo Conselho de Administração com apoio do Conselho Consultivo e comitês.

O Conselho Consultivo é composto por 40 integrantes, com a função de assessorar o Conselho de Administração em matérias de planejamento da Abdib e acompanhar o desenvolvimento das atividades de comitês e grupos de trabalho.

O Comitê Executivo, cuja função é auxiliar a tomada de decisão e a gestão exercidas pelo Conselho de Administração, é formado por sete integrantes: presidente e vice-presidente do Conselho de Administração, presidente-executivo e quatro membros indicados pelo presidente do Conselho de Administração para os seguintes assuntos – finanças e auditoria; organização e gestão de pessoas; mudança climática, sustentabilidade e inovação; e assuntos jurídicos e legais.