Abdib inaugura comitê sobre desestatização para apoiar novo ciclo de privatizações

2467

A Abdib promoveu no dia 16 de abril a primeira reunião do recém-inaugurado Comitê de Desestatização. O objetivo é contribuir com os governos para que o país possa ser bem-sucedido em um novo ciclo de desestatizações que são pretendidas pelos governos federal, estaduais e municipais.

Empresários e especialistas atuantes nos mais variados setores de infraestrutura se inscreveram para participar do comitê, que vai fomentar discussões e colaborar para a tomada de decisões do poder público. Os debates vão envolver temas intrínsecos à definição de modelo e à condução de processos de privatização de empresas estatais, concessões de serviços públicos e PPPs.

Na primeira reunião, foram discutidas e aprovadas as diretrizes e o plano de ação para 2019. Uma das ações que serão conduzidas será o mapeamento de potenciais privatizações, concessões e PPPs para os próximos quatro anos e a identificação de projetos para monitoramento por parte da Abdib.

Outra iniciativa será diagnosticar dificuldades diante de iniciativas de desestatização e elaborar contribuições ao poder público. Além disso, a Abdib vai monitorar ações intrínsecas a projetos em andamento – como publicação de editais, chamamentos e outros processos formais – e também avaliar a elaboração de uma cartilha de melhores práticas em privatização.