Abdib fará fórum sobre infraestrutura dias 21 e 22 em Brasília com os Três Poderes

4154

A Abdib promoverá em Brasília nos dias 21 e 22 de maio o Abdib Fórum 2019 – Estratégia para a Retomada da Infraestrutura. O evento é gratuito e será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Mais de 30 autoridades o públicas já estão confirmadas para as discussões com aproximadamente 600 pessoas, entre agentes públicos e privados, que estão previstos para cada dia.

O objetivo é reunir os líderes dos Três Poderes da República, ministros, secretários, presidentes de companhias e bancos estatais e governadores de Estado para, ao lado de presidentes e principais executivos de companhias privadas, dialogar sobre os rumos da infraestrutura brasileira.

O Brasil investiu, em média, 1,7% do PIB na infraestrutura nos últimos três anos – e nunca investiu mais que 2,5% nos últimos 15 anos. Mas precisa investir 4,3% do PIB por dez anos seguidos para remover gargalos que dificultam o avanço da produtividade e o desenvolvimento econômico e social. Adaptar a infraestrutura brasileira ao que existe de fronteira tecnológica demandaria esforço ainda maior.

Por isso, todos os painéis estão planejados para analisar as diretrizes e as estratégias para retomar e acelerar o investimento. Temas como política industrial, competitividade e produtividade também estão previstos nos painéis, bem como ética e integridade. Governadores confirmaram presença para expor programas de concessões e parcerias para o setor privado.

Além de especificidades de cada setor, os painéis foram organizados para discutir de forma qualificada questões que impactam o desenvolvimento da infraestrutura, como relacionamento entre poderes e órgãos públicos, segurança jurídica, financiamento e garantias, meio ambiente, planejamento e estruturação de projetos, entre outros.

O seminário é uma das estratégias da Abdib para engajar os setores públicos e privados em torno de diretrizes e sugestões incluídas na Agenda de Propostas para a Infraestrutura 2018, produzida para dialogar durante e depois do processo eleitoral do ano passado.

Essa é a terceira vez que a Abdib se propõe a realizar um evento com essa magnitude e escopo – as anteriores foram em 2004 e 2007. Para inscrições e informações sobre programação, clique aqui.