BNDES divulga condições de financiamento para transmissão de energia elétrica

1248

O BNDES publicou, em 30 de março, novas condições de financiamento para os leilões nos setores de geração e transmissão de energia em 2016. As condições recém-aprovadas mantém a política do banco de fomento de estimular o mercado de crédito privado por meio da emissão das debêntures e atendem expectativas da Abdib e de investidores do setor.

Entre as diversas regras, o BNDES se propõe a desembolsar uma parcela de até 70% do valor dos itens financiáveis e oferece prazos de amortização que variam de 14 anos (para projetos de transmissão de energia) até 20 anos (para pequenas centrais hidrelétricas e hidrelétricas de grande porte).

O primeiro leilão beneficiado pelas novas condições de financiamento do BNDES para o setor elétrico será o de transmissão de energia, previsto para 13 de abril. Serão ofertados 24 lotes de projetos de transmissão, com investimento total previsto de R$ 12 bilhões, e prazos de construção que chegam a 60 meses.

As condições gerais vigentes para apoio financeiro de empreendimentos de transmissão de energia do País estão disponíveis na página do BNDES na internet.

A Abdib, ao avaliar a quantidade de empreendimentos previstos em leilão, a relevância do valor total do investimento e os prazos de construção mais longos, considerou extremamente importante a estruturação, por parte do BNDES, de condições específicas de apoio financeiro para os projetos do leilão da Aneel no setor de transmissão de energia.