Abdib apresenta proposta para melhorar modelo de seguros e garantias para concessões

1134

A Abdib apresentou ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, dia 24 de março, uma proposta para criar o Programa de Garantias e Proteção à Infraestrutura (PGPI). O objetivo é remodelar a estrutura de seguros e garantias para promover o project finance non recourse no financiamento da infraestrutura. O foco está na implantação do projeto, na gestão eficiente de riscos e na oferta de pacotes de seguros.

O PGPI traz novas formas de garantias na fase pré-operacional em substituição ao aval corporativo e à fiança bancária. Cria a “torre de monitoramento”, que acompanha o avanço físico e financeiro do projeto, informando as partes envolvidas – investidores, garantidores, financiadores e órgãos federais – em caso de eventuais problemas.

Além disso, o programa proposto traz um pacote de seguros para proteger o patrimônio, certificação de projetos na fase de licitação, perícias técnicas para garantir a qualidade da obra e gestão de conformidade para dar segurança a alterações de projetos.

Para o presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, o objetivo é oferecer mais segurança e tranquilidade para as instituições financeiras na estrutura de seguros e de garantias nos projetos de infraestrutura para que não seja necessário garantias corporativas. “É assim que funciona no mundo e é assim que gostaríamos que funcionasse no País”, comentou.