Para secretário de SP, Abdib sugere a criação de autoridade metropolitana para transporte urbano

1347

Empresários do Comitê de Mobilidade Urbana recebem o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni. No encontro, realizado na sede da Abdib, em São Paulo, dia 8 de março, o secretário listou as mais recentes ações realizadas nos projetos de mobilidade urbana em São Paulo sob gestão da pasta, explicando entraves repentinos e soluções, conjunturais e estruturais, que são demandadas.

Dos empresários, Pelissioni ouviu proposta de criação de uma autoridade metropolitana de transportes, idealizada no comitê da Abdib a partir da análise da legislação existente e das necessidades de investidores e gestores públicos para organizar melhor a expansão da oferta de transporte público nos grandes centros urbanos.

A partir de um processo compartilhado de planejamento do desenvolvimento urbano e de organização administrativa da gestão pública na área de transportes urbanos, a autoridade metropolitana de transportes assumiria algumas competências atualmente espalhadas entre órgãos variados de governos municipais, estaduais e até federais.

Entre as competências do novo ente, seguindo sugestão dos empresários do Comitê de Mobilidade Urbana da Abdib, quatro são consideradas essenciais. Uma delas é ter a função de elaborar o plano de desenvolvimento metropolitano de transportes de longo prazo. Outra é legitimar, após estudos, a viabilidade técnica e econômico-financeira de novos projetos de investimento de acordo com o impacto deles no sistema de transportes existente.

Outras duas competências são também consideradas essenciais para organizar o funcionamento e a expansão dos transportes urbanos nos grandes centros – e que deveriam ficar sob responsabilidade de uma autoridade metropolitana: apoiar a criação de um sistema tarifário integrado para o sistema de transportes da região e supervisionar as atividades das concessionárias, recomendando providências à agência reguladora, quando pertinente.

O secretário Clodoaldo Pelissioni agradeceu a contribuição do Comitê de Mobilidade Urbana da Abdib e informou que é favorável a iniciativas com esses objetivos, pois é uma demanda dos órgãos públicos que atuam na gestão e na expansão da rede de transportes urbanos.